quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cia. Cênica tem dois projetos aprovados pela Secretaria da Cultura





Cia. Cênica tem dois projetos aprovados 
pela Secretaria da Cultura do Estado no ProAC ICMS

Grupo de teatro capta recursos para levar espetáculo Sabiás do Sertão a 10 cidades do interior paulista e promover oficinas de arte gratuitas para a comunidade de Rio Preto


Grupo de teatro rio-pretense que em 2017 comemora 10 anos de trajetória, a Cia. Cênica acaba de ter dois projetos autorizados a buscar patrocínios com recursos de incentivo fiscal, via ProAC ICMS, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. A companhia já deu início ao trabalho de captação de recursos, com agendamento de reuniões com empresas contribuintes do tributo.
O principal objetivo da Cia. Cênica, com os projetos, é contribuir com a democratização de acesso à cultura e à formação artística. O projeto Território Cênico irá viabilizar a realização de aulas gratuitas de teatro, dança e canto para crianças, jovens e adultos da comunidade rio-pretense no decorrer de 10 meses, e tem permissão para captar R$ 114.500. Por sua vez, o projeto Sabiás do Sertão – Circuito Cênica de Teatro prevê 10 apresentações gratuitas do espetáculo Sabiás do Sertão, que conta a história da dupla Cascatinha e Inhana, expoentes da música caipira, em 10 cidades do interior paulista, podendo, para isso, captar R$ 178.840.
Recentemente, o grupo produziu um vídeo institucional contando um pouco de sua história, a ser apresentado a potenciais patrocinadores. Com oito espetáculos em seu repertório, a Cia. Cênica já se apresentou para um público de mais de 300 mil pessoas em 150 cidades de 11 Estados. São 201 prêmios conquistados em festivais ao redor do país, como o FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa (PR).
O grupo tem construído sua história a partir da pesquisa do teatro popular e de sua fusão com a música. Em seu currículo, conta com premiações em três editais do ProAC e cinco editais do Programa Cultura Para Todos/Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, além de ter circulado com espetáculos por unidades do Sesi-SP e do Sesc e importantes eventos internacionais de teatro, como FIT Belo Horizonte, MIT - Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e o FIT Rio Preto.
“Acreditarmos que associar uma marca a um produto cultural de qualidade, oferecido gratuitamente, pode abrir caminhos, potencializar a responsabilidade sociocultural da empresa e o desenvolvimento da cultura no interior do estado”, analisa o diretor e fundador da Cia. Cênica, Fagner Rodrigues. Com a peça Sabiás do Sertão, há quatro anos em seu repertório, o grupo soma 120 apresentações, em 60 cidades de seis Estados. O espetáculo conquistou 34 prêmios e foi visto por mais de 35 mil pessoas.
O diretor observa que, com o projeto Território Cênico, a companhia busca dividir todo esse conhecimento adquirido, realizando uma programação gratuita de formação e difusão artística e cultural, em sua própria sede, no Jardim Seixas. O projeto também prevê uma mostra artística resultante das aulas. A ideia é atingir 85 alunos com as oficinas e 500 espectadores com a mostra. 
Vale observar que o projeto Território Cênico começou em 2016, com apoio do Programa Cultura Para Todos/Nelson Seixas de Fomento, da Secretaria Municipal de Cultura. Foram nove oficinas de diversas linguagens artísticas e três mostras, que alcançaram um público aproximado de 350 pessoas. Dentro do projeto nasceu a Cia. Território da Dança, que já está em circulação com seu espetáculo de estreia, “O Mesmo Sapato Não Serve em Todos os Pés”. Em 2017, mesmo sem apoio, o grupo está desenvolvendo o Núcleo de Formação Cênica, com 20 artistas participantes, e oferecendo oficinas permanentes de dança e balé.

Saiba mais
Segundo informações da Secretaria da Cultura do Estado, o ProAC ICMS utiliza o conceito de patrocínio incentivado, estimulando empresas privadas a investir em projetos culturais com subsídio do Governo. As empresas que aderem ao programa destinam parte do ICMS devido aos projetos artísticos previamente aprovados pela Secretaria; com isso, recebem autorização do Governo para deixar de pagar em imposto o valor utilizado no patrocínio.
O ProAC ICMS já viabilizou a execução de milhares de projetos culturais paulistas, dentre eles a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade e o projeto educativo da Bienal Internacional de Arte de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário