quarta-feira, 16 de novembro de 2016

FACERES REALIZA AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE PARA JORNALISTAS



Profissionais da imprensa poderão fazer exames gratuitos.
Centro de Medicina da Família e Comunidade Santo Antônio será sede do evento.

A rotina corrida, muitas vezes sem horários exatos para refeições corretas, a pressão e o ritmo de trabalho frenético são alguns dos fatores que tornaram a profissão de jornalista como uma das mais estressantes. Uma pesquisa realizada pela revista americana FORBES mostrou que o jornalista está entre os dez profissionais com maior nível de estresse.
Uma pesquisa do site CareerCast.com divulgada pela revista Exame listou as dez profissões mais estressantes de 2016, e profissionais da área de comunicação, como o jornalista, ocupam a nona colocação, com um nível de estresse de 46,76, sendo que o índice da pesquisa varia de 0 a 100.
Por causa da grande carga emocional que o jornalista recebe, acaba contraindo, inevitavelmente, algumas doenças. Dores nas costas, na cabeça, L.E. R, insônia, gastrite, depressão, fadiga visual são alguns problemas motivados pelo estresse que comprometem a saúde desses profissionais devido ao conturbado e alucinante dia a dia nas redações.
Devido as longas jornadas de trabalho e a correria do dia a dia, os jornalistas acabam, muitas vezes, deixando de cuidar da saúde. “Sabemos que esses profissionais são submetidos a uma forte carga de estresse. O tempo é sempre escasso e tudo no mundo da notícia é urgente. É muito comum que o jornalista, que com seu trabalho de informar, ajuda a cuidar da sociedade e frequentemente não tenha tempo de cuidar da própria saúde”, diz o mantenedor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto.
Ciente desse fato, a FACERES proporcionará no dia 17 de novembro, a partir das 08:30 um evento onde os jornalistas poderão participar de ações preventivas de saúde. “Nesta ocasião, os profissionais serão atendidos e orientados por professores e alunos da medicina FACERES e de instituições parceiras”, fala Dr. Toufic. Serão oferecidos aos profissionais exames gratuitos e considerados básicos para avaliação do bem estar dos jornalistas.
As ações preventivas de saúde para jornalistas serão realizadas no Centro de Medicina da Família e Comunidade Santo Antônio, que é a extensão da UBS Santo Antônio, um espaço construído pela faculdade em parceria com a prefeitura de Rio Preto. Além dos exames, os profissionais terão à disposição um café da manhã. Será uma brecha na agenda corrida para cuidar da saúde e reencontrar profissionais e amigos do jornalismo. É uma oportunidade que a faculdade oferece à saúde dos profissionais que enfrentam a maratona diária de produção de informações. “Esperamos com isso promover a saúde entre estes profissionais”, finaliza o mantenedor da faculdade.

É necessário confirmar presença e estar em jejum. 

AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE PARA JORNALISTAS
Data: 17/11/2016, a partir das 08h30
Local: Centro de Medicina da Família e Comunidade Santo Antônio – Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 – Jd. Santo Antônio (ao lado da UBS Santo Antônio)

#Faceres #Saúde #ExamesPreventivos #Jornalistas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário