sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Mostra Cênica entra na reta final com oito espetáculos nesse Fim de Semana








Mostra Cênica – Resistências entra na reta final 
com oito espetáculos neste sábado e domingo


Graneleiro da Swift, Teatro do Sesc e Praça das Rosas são
alguns dos espaços que recebem programação



Com enfoque no teatro como um ato de resistência, a Mostra Cênica entra em sua reta final neste sábado e domingo, em Rio Preto, com oito espetáculos que apresentam ao público as mais diversas propostas. A programação ocupa locais públicos, como a Praça das Rosas, espaços convencionais de apresentação, como o Teatro do Sesc, e não-convencionais, a exemplo do Graneleiro da Swift, entre outros. Também há uma vivência e uma roda de conversa, além de música no bar cultural. Toda a programação é gratuita. O espetáculo Só, do Grupo Sobrevento, de São Paulo, é um dos destaques deste sábado, dia 11. Serão duas apresentações, às 19 e às 21h, no Graneleiro da Swift. A produção, que utiliza a linguagem do teatro de objetos, tem música original composta por Arrigo Barnabé, e fala da solidão e da desumanização nas grandes cidades e no mundo moderno. Completando 30 anos em 2017, o grupo conta com 17 espetáculos em repertório, com os quais tem se apresentado pelo Brasil e em países de quatro continentes. Após a segunda sessão, haverá um bate-papo com a plateia. Outros quatro espetáculos compõem a programação deste sábado. A mostra vai até Engenheiro Schmidt, com a peça Coração dos Teatros Rodantes, do Andaime Teatro Unimep, de Piracicaba, encenada na Praça Santa Apolônia, às 16h. A peça é fruto de pesquisas sobre a obra Kafka e a boneca viajante, do escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra, e busca, por meio do diálogo entre artistas e plateia, devolver a palavra às praças e parques públicos, espaços originalmente destinados ao encontro.


As demais produções são encenadas no Cursinho Alternativo. Às 21h, o espaço recebe o solo Réquiem para um Rapaz Triste, do Teatro do Indivíduo, de São Paulo. Com linguagem realista e inspirada nas personagens femininas do escritor Caio Fernando Abreu, a montagem apresenta Alice, uma mulher solitária e dependente de cigarros que dialoga de forma franca e direta com o público. O texto e a concepção são de Rodolfo Lima, que também atua. Com elenco formado exclusivamente por atores da terceira idade, a peça E Toda Vez que Ele Passa, Vai Levando Qualquer Coisa Minha, da Delirivm Teatro de Dança, de São Simão, conta a história de um grupo de pessoas que está em uma estação à espera do trem, às 22h. A criação, coreografia, direção e produção são de João Butoh. A montagem PUTO!, do rio-pretense GAL – Grupo de Apoio à Loucura, de Rio Preto, com texto e direção de Murilo Gussi, fecha a programação da noite no Cursinho Alternativo, às 23h.






Encerramento


No domingo, dia 12, o premiado espetáculo MUNDOMUDO, da Cia. Azul Celeste, de Rio Preto, encerra a Mostra Cênica. Henrique Nerys e Jorge Vermelho dão vida aos palhaços Ramis e Clóvis, velhos decadentes abandonados em um pequeno circo. A peça é inspirada na obra do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, e tem dramaturgia de Cintia Alves e direção de Georgette Fadel. O grupo se apresenta no Cursinho Alternativo, às 20h.


Antes, a programação do domingo ocupa o Teatro do Sesc e a Praça das Rosas, no Jardim Seixas. O Sesc recebe o infanto-juvenil Salve, Malala!, da Cia. La Leche, de São Paulo, às 15h. A peça é inspirada na ativista paquistanesa Malala Yousafzai, baleada na cabeça pelo Talibã por insistir em ir à escola.


A Trupe Olho da Rua, de Santos, leva o espetáculo Blitz – O Império que Nunca Dorme, à Praça das Rosas, às 17h. A peça critica o poder do Estado e trata, em tom satírico e mordaz, de questões como violência policial e violação de direitos, política de encarceramento e espetacularização da violência na mídia. Em 30 de outubro último, no Centro de Santos, a Polícia Militar interrompeu uma apresentação da peça e prendeu o ator e diretor Caio Martinez Pacheco, além de apreender celulares e equipamentos do grupo, sem qualquer justificativa.


Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes nos locais de apresentação.


Em sua segunda edição, a Mostra Cênica teve início na quarta feira, dia 8, e segue até o domingo, 12. A Mostra é uma realização da Cia. Cênica, do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, Sesc Rio Preto, Cursinho Alternativo, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sesi Rio Preto e MSU - Movimento Sindical Unificado de São José do Rio Preto.


A programação completa está disponível no site da Cia. Cênica: http://ciacenica.com.br/sit/mostra_cenica/.








Serviço:


Programação de sábado e domingo da Mostra Cênica – Resistências


Dia 11, sábado


Coração dos Teatros Rodantes (Andaime Teatro Unimep – Piracicaba/SP)


16h – Praça Santa Apolônia – Engenheiro Schmidt


Só (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP)


19h e 21h – Graneleiro – Swift


Após a 2ª sessão, haverá bate-papo com a plateia


Réquiem para um Rapaz Triste (Teatro do Indivíduo – São Paulo/SP)


21h – Alternativo - Sala 2


E Toda Vez que Ele Passa, Vai Levando Qualquer Coisa Minha (Delirivm Teatro de Dança – São Simão/SP)


22h – Alternativo – Sala 1


PUTO! (GAL – Grupo de Apoio à Loucura – São José do Rio Preto/SP)


23h – Alternativo – Bar


Dia 12, domingo


Salve, Malala! (Cia. La Leche – São Paulo/SP)


15h – Sesc – Teatro


Blitz – O Império que Nunca Dorme (Trupe Olho da Rua – Santos/SP)


17h – Praça das Rosas (Jardim Seixas)


MUNDOMUDO (Cia. Azul Celeste – São José do Rio Preto/SP)


20h – Alternativo – Sala 1


Atividades Formativas


Sábado, dia 11:


Roda de Resistência 3 – Redes e Coletivos. Mediação da atriz, diretora e pesquisadora teatral Juliana Calligaris. Das 13h30 às 15h15, na Casa de Cursilho. 30 vagas.


Vivência Música e Movimento, com a educadora musical Cláudia Borges. Das 10h às 12h, na Casa de Cursilho. 30 vagas.


Bar Cultural (Alternativo)


Sábado, dia 11, à meia-noite: Os 3 do Balanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário